sexta-feira, 29 de maio de 2009

ÔÔÔ o imperadoor voltooou...

Quase oito anos depois, Adriano reestreia no Flamengo neste domingo, contra o Atlético-PR. E a diretoria aguarda uma recepção da torcida digna de um Imperador. A expectativa é de que haja 50 mil torcedores no Maracanã. Os ingressos estão sendo vendidos desde terça-feira, mas até o momento não foi divulgada qualquer parcial. A cada entrevista coletiva os jogadores falam pouco de si e muito do companheiro ilustre. Ibson, por exemplo, atuou ao lado do centroavante nas divisões de base e assistiu de longe ao desenvolvimento dele no futebol italiano. Ele sabe o magnetismo que o retorno dele ao Rubro-Negro pode provocar na torcida. - O Adriano tem poder para lotar o Maracanã – disse. Ainda longe da melhor forma física, o atacante ainda não sabe se iniciará a partida no time titular. Mas a felicidade estampada no rosto dele em cada treino o faz ser “visado” pelos colegas. Há interesse em fazê-lo feliz na estreia. - Naturalmente vamos procurá-lo em campo. Até porque sabemos que ele sabe finalizar – afirmou Ibson.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

morais no mengão??

Em menos de 24 horas, o Flamengo teve dois encontros decisivos para contratar Morais. Na noite de terça-feira, o vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, jantou com o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Além de discutirem a dívida de R$ 400 mil que os paulistas têm referente à compra de parte dos direitos econômicos de Cristian, o clube carioca pediu autorização para iniciar as conversas com Morais.

A resposta foi positiva. Segundo fontes ligadas ao Timão, o clube não acredita que o Vasco, detentor dos direitos, vá estender o empréstimo até dezembro. Além disso, o clube paulista não tem os R$ 6 milhões pedidos para comprar o apoiador.

Na tarde desta quarta-feira, Kleber Leite esteve no hotel em que o Corinthians está hospedado, em Copacabana, e subiu para os quartos. Enquanto isso, Andrés permaneceu no saguão. O acordo entre Flamengo e o jogador está praticamente fechado, faltando somente equacionar a situação com o Vasco. Morais tem contrato com o Timão até o dia 30 de junho.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Outra chance?!

Cuca deu a dica no sábado após o empate por 0 a 0 com o Avaí no Maracanã e confirmou nesta segunda-feira que está propenso a apostar em Zé Roberto e Obina como dupla de ataque titular do Flamengo no duelo contra o Internacional, pelas quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, às 21h50m, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O treinador comandou na Gávea um treino tático e escalou os atacantes, ausentes até mesmo do banco de reservas na última partida do Brasileirão, como titulares. Trabalhando em campo reduzido, ele manteve o esquema com Aírton na zaga e Toró no meio-campo, e deixou Everton entre os reservas. A comissão técnica fez uma programação especial para Obina e Zé Roberto no fim de semana. Fora da relação de jogadores para a partida contra o Avaí, eles fizeram treinos físicos na Gávea em período integral. Emerson, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, fez trabalhos físicos de manhã e à tarde e participou apenas da parte final da atividade, também entre os suplentes. Na manhã desta terça-feira, o elenco rubro-negro segue para Porto Alegre. Na capital gaúcha a equipe treina às 16h, no campo anexo do estádio Olímpico.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais outra previsão

- O Flamengo não vai parar por aqui. Nós vamos ser campeões do Brasileirão com toda a certeza. Vamos trabalhar para isso e para voltarmos aqui ao Palácio.Durante a cerimônia, Dumbrosck elogiou o elenco rubro-negro e fez uma comparação entre comandar o clube e governar o Rio de Janeiro.- Formar uma equipe com esses valores técnicos com as dificuldades que todos os clubes atravessam não é fácil. Talvez seja mais difícil do que administrar o estado do Rio de Janeiro. Pode ter certeza. Não é mole, não.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fica Capitão!

O coro surgiu na arquibancada e chegou ao vestiário. Cantado em praticamente uma só voz pelos rubro-negros no Maracanã, os gritos de “Fica, Capitão” mexeram também com os jogadores, que compraram a ideia e não se cansam de pedir pela continuidade de Fábio Luciano no Flamengo. Após a vitória por 4 a 2 sobre o Botafogo nos pênaltis, depois do empate por 2 a 2 no tempo normal, os jogadores entoaram o canto no pódio, mas bem antes, ainda no vestiário, o pedido já tinha sido feito. Durante a tradicional corrente dos jogadores antes dos jogos, o elenco já tinha feito seu apelo a Fábio Luciano. Misterioso, o zagueiro não revelou o teor da conversa, mas rasgou elogios ao clube. - Sem o Flamengo minha vida não estaria completa. Só tenho a agradecer a todos – disse o capitão na festa de comemoração do clube. No embalo da celebração, o diretor de futebol, Plínio Serpa Pinto, tentou convencer o jogador a seguir no futebol e “ameaçou”: - Queremos o Fábio (Luciano) para classificar a nossa equipe para a Libertadores com o título da Copa do Brasil. Se ele decidir se aposentar, vamos fazer uma manifestação em frente a casa dele. Fábio Luciano ainda faz mistério sobre o futuro de sua carreira. No entanto, o tom misterioso da entrevista coletiva do zagueiro, que falará com a imprensa no auditório Rogério Steinberg, dá a entender que ele não seguirá nos gramados.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O imperador voltou

O Flamengo conseguiu o que faltava para fechar o contrato de Adriano. Em reunião na última terça-feira, o presidente em exercício Delair Dumbrosck fechou contrato com um patrocinador, cujo nome ainda é mantido em sigilo, que bancará a maior parte do salário do atacante. O anúncio oficial da contratação será feito após a final do Campeonato Carioca contra o Botafogo. Na Gávea, o retorno do centroavante é considerado “mais do que certo”. O contrato teria duração até a Copa do Mundo de 2010 e os valores são semelhantes aos que o Corinthians paga a Ronaldo. - A situação está resolvida. Conseguimos um patrocinador que vai pagar grande parte do salário do Adriano. Eles vão usar o atleta no momento oportuno em ações de marketing, mas sem estampar nada no uniforme do Flamengo. Será tudo feito com muito pé no chão – disse Delair ao GLOBOESPORTE.COM.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vice de novo?!

A esperança da torcida do Flamengo estava em cima do atacante Emerson. Mas foi o xará alvinegro que garantiu a alegria rubro-negra. O zagueiro chutou, sem querer, para o próprio gol no segundo tempo e fez contra. Com isso, o Rubro-negro venceu o Botafogo por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, e conquistou a Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, os dois clubes disputam a final da competição nos dois próximos domingos (dias 26 de abril e 3 de maio). Flamengo e Botafogo entram em campo em igualdade de condições. Dois empates ou vitórias alternadas pela mesma diferença de gols levam a disputa para os pênaltis.Com a vitória, o Flamengo manteve a tradição de vencer o Botafogo nos últimos anos nos jogos decisivos. Além da Taça Rio neste ano, o Rubro-Negro foi campeão da Taça Guanabara (2008) e bicampeão carioca (2007 e 2008) em cima do Alvinegro.Agora, além do tricampeonato, os rubro-negros têm outra meta na decisão: a hegemonia no futebol carioca. Flamengo e Fluminense estão empatados com 30 títulos estaduais cada.O título da Taça Rio em cima do Botafogo também foi um alívio para o técnico Cuca. O comandante rubro-negro trocou de lado e tenta fugir do rótulo de vice. A torcida alvinegra chegou a provocá-lo com o grito de “vice é o Cuca", mas saiu calada do Maracanã. O grito de campeão saiu com força da garganta do técnico.

Antes da partida, os jogadores do Botafogo se reuniram para a tradicional foto de campeão. Até os reservas correram para aparecer na imagem que poderia ser imortalizada com o título carioca. Enquanto isso, poucos metros ao lado, os rubro-negros faziam uma corrente.

Na arquibancada, a torcida alvinegra decepcionou. As cadeiras amarelas não estavam lotadas, e o setor branco era dominado pelos rubro-negros. Em campo, o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos foi conversar com Cuca. Os dois tiveram problemas no clássico entre Flamengo e Vasco, e o treinador foi suspenso por 30 dias por insultá-lo. O aperto de mão parecia mostrar que o mal-estar fazia parte do passado.

O comandante rubro-negro, aliás, resolveu ficar no banco de reservas apesar de todos os protestos contra a pena alternativa imposta pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), Antônio Vanderler de Lima, para reduzir os 30 dias de suspensão. Cuca não quer ser obrigado a dar três palestras para árbitros de futebol, como determinou a sentença.

O Flamengo começou a partida pressionando. Logo no primeiro minuto, Emerson chutou rasteiro para fora. Pouco depois, Juan arriscou da intermediária, mas também sem direção. O Botafogo mostrava uma mudança tática. Fahel ficava mais recuado fazendo a função de um terceiro zagueiro, e Leandro Guerreiro atuava como volante.
Mesmo com a maior posse de bola, o Flamengo teve dificuldades para criar chances claras de gol. Foi assim durante todo o primeiro tempo. Kleberson até aparecia bem pela esquerda. Assim como Ibson pelo meio. Mas o time falhava no último passe.

Recuado, o Botafogo explorava os contra-ataques. No primeiro que encaixou, aos 14 minutos, Victor Simões perdeu uma excelente oportunidade. Maicosuel deixou o atacante na cara do gol. Mas o chute saiu errado, fraco, para fora. O jogador alvinegro colocou a mão na cabeça parecendo não acreditar.

Cinco minutos depois, o Botafogo novamente por pouco não fez o primeiro gol. A bola bateu nas costas de Willians e sobrou para Maicosuel na área. O chute foi no canto direito de Bruno e parou na trave.

O jogo, então, esfriou. As torcidas também ficaram em silêncio na arquibancada. Muitos passes errados, faltas e pouca emoção. Só aos 42 minutos uma nova chance de gol. Falta na intermediária para o Botafogo. Juninho soltou a bomba, e a bola passou muito perto do ângulo esquerdo de Bruno, que pulou assustado.

Emerson dá azar e faz contra

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. Mas a história da partida parecia diferente. O Flamengo, mesmo sentindo a falta de um meia para criar jogadas de perigo e de um centroavante, passou a arriscar mais chutes de fora da área.

Aos sete minutos, Juan cruzou, e Emerson foi agarrado na área pelo zagueiro Juninho. O árbitro ignorou o pênalti que aconteceu fora do lance. Aos 15, Kleberson arriscou de fora da área. Renan pulou no canto direito e espalmou. Foi a primeira defesa difícil do goleiro.

A pressão rubro-negra era grande, e a torcida apoiava o time. O gol saiu aos 17 minutos. Juan sofreu falta de Alessandro. Após a cobrança da esquerda, o atacante Emerson cabeceou para a pequena área, o xará alvinegro foi tentar cortar e acabou tocando a bola contra o próprio gol. Flamengo 1 a 0. Logo após o lance, Luiz Antônio Silva dos Santos fez questão de mostrar para o quarto árbitro que daria gol contra para o zagueiro Emerson, do Botafogo.
Atrás no placar, Ney Franco resolveu mudar. Renato e Gabriel entraram no time no lugar de Fahel e Léo Silva. Mas o Botafogo não conseguiu reagir.

Desorganizado, o time insistia cruzar bolas para a área. Já o Flamengo chegou perto do segundo gol. Primeiro com Josiel, num chute de pé esquerdo por cima do gol. Depois com Erick Flores, que cabeceou para fora após o cruzamento de Juan.

Thiaguinho ainda foi expulso nos acréscimos ao cometer uma falta desleal em Juan e está fora da primeira partida da final. Fim de jogo, festa rubro-negra, com gritos de "poeira" e "vice de novo" na arquibancada.